Coquetéis


Classificação dos Coquetéis

Em função da dosagem alcoólica, tamanho e temperatura dos cocktails, convencionou-se dividi-los em Short Drinks, Long Drinks e Hot Drinks.

Short drinks - Acima de 50% de álcool - São bebidas servidas em copos pequenos, podendo ser aperitivos ou digestivos, variando conforme sua receita.

Long Drinks - Até 30% de álcool - São bebidas servidas com copos grandes, tendo geralmente em sua composição um destilado misturado a licores, sucos de frutas, refrigerantes e águas gaseificadas com muito gelo.

Hot Drinks - Qualquer porcentagem - São bebidas quentes servidas em copos especiais, tendo como finalidade aquecer o corpo. São bebidas apropriadas para dias mais frios.




Existem diversas teorias para a origem da expressão Cocktail, algumas até que plausíveis enquanto que outras não mais que conversa de gente já bem embriagada. De qualquer modo, todas são no mínimo curiosas e engraçadas. Escolhi a dedo uma das melhores e mais divertidas, a história de:

Betsy Flanagan

Betsy Flanagan era uma viúva que havia perdido seu marido na guerra. Em 1779 ela abriu uma taberna próxima a Yorktown, que era muito frequentada por soldados americanos e franceses.

Betsy servia aos seus clientes bebidas misturadas a que chamava de Braser (estimulante, revigorante). Nesse tempo Flanagan estava de muito más relações com o vizinho do lado, dono de uma criação de galos de que muito se orgulhava. A velha rixa entre os dois só crescia de dia para dia.
O inglês, vizinho de Flanagan, queixava-se do barulho que os ilustres clientes da taberna, faziam até altas horas da manhã. Estes, por sua vez, queixavam-se de serem acordados de madrugada pelos galos do inglês, e ameaçavam que lhes iriam torcer o pescoço.

Uma tarde em que a taberna estava repleta de soldados, Besty convidou todos a sala e os serviu um suntuoso jantar. Depois da refeição foram servidas bebidas. Betsy tinha prometido uma surpresa para essa noite, e serviu os já famosos Bracers em copos decorados com plumas multicolores dos galos imolados, ela havia cozinhado os galo do visinho. Esta surpresa de Betsy mereceu as maiores felicitações dos seus clientes que durante a noite foram reclamando mais Cocktails (caudas de galo). A partir daí o Bracer passou a ser pedido apenas por Cocktail.


Claro que este é apenas mais um dos milhares de mitos que existem pelo mundo. Mas é como se diz, "se é sobre Cocktail escolha a melhor e mais divertida historia"!